9 de dezembro de 2009

Conferência Depósito e Acesso à Informação Científica em Open Access. DeGóis Sistema de Curricula Científicos



Decorreu dia 9 de Dezembro de 2009, no Instituto Politécnico de Bragança, no Auditório Alcínio Miguel – ESTiG, uma conferência sobre: Depósito e Acesso à Informação Científica em Open Access. DeGóis – Sistema de Curricula Científicos.
Esta iniciativa foi presidida pelo Vice-Presidente do IPB, Prof. Doutor Orlando Rodrigues. Contou ainda com a presença do Vice-Presidente do IPB Prof. Doutor Luís Pais, dos Directores da ESA, ESTiG, Saúde e ainda um representante do Instituto Politécnico de São Tomé e Príncipe e alguns docentes/investigadores do IPB.

Esta conferência teve como objectivo principal ser uma reflexão congregadora de temas: Open Access, Repositórios e Plataforma nacional de ciência e tecnologia - DeGóis.
Tratou-se, igualmente, de argumentar que o depósito e o acesso à informação científica podem processar-se de formas inter-ligadas, permitindo assim aos geradores da produção científica melhorarem a sua visibilidade e economizarem tempo.
Durante esta sessão foram apresentadas as seguintes comunicações:
Introdução ao Open Access – Eloy Rodrigues – SDUM - Universidade Minho - http://www.ipb.pt/files/2009120941df.pptx
O Open Access em Portugal – Ricardo Saraiva – SDUM - Universidade Minho - http://www.ipb.pt/files/20091209dwml.pptx
Apresentação do Projecto RCAAP e SARI – João Moreira - FCCN - http://www.ipb.pt/files/20091209vgdy.pptx
A Biblioteca Digital do IPB – Repositório – Clarisse Pais - IPB - http://www.ipb.pt/files/20091209l6tm.pptx
Plataforma nacional de ciência e tecnologia – Sistema de curricula científicos DeGóis – Leonel Santos - Universidade Minho - http://www.ipb.pt/files/20091209b4tq.pptx
No final houve a oportunidade de responder a algumas questões.

A Biblioteca Digital do IPB – Repositório em paralelo com outros repositórios institucionais tem como principais objectivos ser integrador e promover a visibilidade dos resultados da investigação do IPB, reforçando a sua imagem enquanto produtor de ciência e conhecimento;
Disponibilizar essa informação de uma forma livre e gratuita em formato digital, conforme preconiza a Política de Auto-Arquivo do IPB e a Declaração de Berlim e ainda preservar a memória intelectual do IPB.
Uma das mais-valias na integração do RCAAP e ao SARI é de facto pertencermos a uma rede nacional, dando assim maior visibilidade à produção científica do IPB. O desenvolvimento novas potencialidades na plataforma do Dspace é assegurado pela equipa do RCAAP, tal como a manutenção e gestão da infraestrura que é assegurada pela FCCN, assegurando ainda um serviço de helpdesk.
Em relação à Plataforma DeGóis, há uma interligação com a Biblioteca Digital do IPB e com todos os repositórios pertencentes ao RCAAP e vice-versa, o que permite uma mais-valia para que os produtores da ciência poupem tempo, porque não precisa de haver repetitividade de tarefas.

Sem comentários:

Enviar um comentário